TRABALHOS CO-AUTORAIS
ME CONTA UMA HISTÓRIA?
Fotos dos registros Me Conta uma História?. Autoria: Neto Leão e Isabelle Cedotti
2020 - 2021 > Arealva,SP
Pensar na experiência de ouvir novelas e notícias nas estações de rádio. Imaginar como escutar histórias era muito mais comum do que ver imagens (a televisão chegou depois, e foi sendo comprada por algumas famílias, demorou até ser um aparelho com acesso e uso tão difundidos como é hoje). Ouvir histórias, hoje, dos habitantes da cidade de Arealva parece ser um convite para imaginar de novo.
Recordar a partir de uma lembrança que não é nossa, mas de uma outra geração, é recriar imagens de coisas… Algumas das coisas já não existem mais, mas fica um convite para encontrar na cidade o que permanece através do tempo, se transforma, se preserva e se esquece entre a matéria e a memória.
Uma coletânea de relatos, de desenhos, de gravações de áudios, filmagens e fotos foi reunida a partir dessa vontade de ouvir histórias e encontrar na cidade os rastros dessas memórias.
Links:
https://sites.google.com/view/me-conta-uma-histria/p%C3%A1gina-inicial?authuser=1
https://www.gazeproject.com/me-conta-uma-hist%C3%B3ria
https://youtu.be/WMwe0aq48JM?si=FEqg7b6EFbErfs8w
PROJETO ENCONTROS
Fotos dos registros do Projeto Encontros. Autoria: Neto Leão e Isabelle Cedotti
2016 - atual > Várias cidades
Projeto com Neto Leão. Estar diante do outro, da face do outro, e testemunhar a vida e suas formas, a forma e suas vidas; essa é a alegria do projeto. O olhar traduzido em gesto nasce na pintura, que cria o ambiente propício para uma conversa, cria o espaço necessário para brotar um tempo que é outro. A câmera olha tanto para esse lugar de encontro sem saber muito bem seus contornos. Entre a lente e o pincel, a escuta e a fala, surgem correspondências.
Ivan Illich, obra e vida, puxa o fio condutor dessa pesquisa. O que floresce desse testemunho partilhado é sempre uma surpresa.
Links:
PARTICIPAÇÃO COMO ASSISTENTE EM PROJETOS
PROJETO MARÉ,
ERNESTO BONATO
Fotos retiradas dos registros do Projeto Maré. Autorias diversas: Deni Lentzman, Ernesto Bonato,
Marina Faria, Vinícius Cruz
2011 - 2016 > Campinas, SP, Brasil
Projeto de Xilogravura em grande formato do artista brasileiro Ernesto Bonato. Participação como assistente de atelier: trabalho na impressão manual das gravuras, na manutenção do espaço, na assistência do manejo dos trabalhos artísticos,
na ministração de oficinas, montagem de exposições, entre outros...
Vídeo:
Link:
https://www.facebook.com/projetomare/


Fotos retiradas dos registros d' Árvore. Autoria: Ernesto Bonato e Marina Faria
ATELIER A ÁRVORE,
ERNESTO BONATO e
MARINA FARIA
2013 - 2016 > Campinas, SP, Brasil
Participação no dia-a-dia da casa/atelier A Árvore que tem raízes e troncos nos trabalhos dos artistas Ernesto Bonato e Marina Faria. Trabalho como assistente de atelier, cuidado com a manutenção do espaço. Participação em sessões de desenho, pintura, leituras e cineclubes. Aprendizado junto a artistas visuais, músicos, professores e estudantes da universidade que convivem nesse espaço.
Muitos projetos se desenvolveram a partir desses encontros. Cenas do atelier e dos trabalhos desenvolvidos ali podem ser vistas, entre outros, pelos olhos do Projeto Maré e O Olho e o Rio.
Vídeos:
Links:
PROFESSORA/ ORGANIZADORA



PROJETO DE EXTENSÃO,
CIS GUANABARA
2015 - 2017 > Campinas, SP, Brasil
Desenvolvimento de oficinas de desenho de observação para jovens e adultos e assistência em oficinas de contação de história para crianças no Centro Cultural CIS - Guanabara. O CIS é um espaço público que ocupa parte da estrutura ferroviária da antiga Estação Guanabara no centro da cidade de Campinas. Mantido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp, o espaço promove condições para o desenvolvimento de diversos projetos culturais e artísticos.
Link:
https://www.cisguanabara.unicamp.br
Autoria das fotos: Ana Cristina Amoroso e Larissa dos Anjos


Fotos retiradas do site do Coletivo. Autoria: André Barone
COLETIVO CIDADE E MEMÓRIA
2018 - 2019 > Campinas, SP, Brasil
Participação no coletivo. Grupo composto por estudantes, professores, artistas e profissionais de diversas áreas que organiza passeios culturais pela cidade de Campinas e arredores. A ideia central do projeto é trazer a população para o espaço público de forma que ela possa criar um vinculo mais profundo com ele por meio do conhecimento de sua história; e da prática artística.
Texto "Quem somos nós" do site do Coletivo, adaptado
Link: